Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Em 1717 o povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida (Governador da capitania de São Paulo e Minas de Ouro) . Alguns pescadores tiveram a ideia de oferecer peixes ao nobre, mesmo não sendo temporada de pesca.
Assim os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus e se lançaram ao rio para pescar. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Estavam prestes a desistir quando João Alves jogou sua rede novamente. Porém não pegou peixe e sim o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Jogou novamente a rede e então apanhou a cabeça da imagem.
Após completarem a imagem os pescadores começaram a apanhar peixes em grande quantidade. Foi tanto que se viram forçados a retornar ao porto por causa do volume e peso do pescado. Esse foi o Primeiro milagre atribuído à santa.
Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros. Durante os anos foi visitada por várias autoridades da época como D. Pedro I e a Princesa Isabel. A princesa que em sua segunda visita, em 6 de novembro de 1888, ofertou uma coroa de ouro cravejada de diamantes e um manto azul como pagamento de uma promessa feita em sua primeira visita.
Milagre da quebra das Correntes
Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem de Nossa Senhora Aparecida, pede ao feitor permissão para rezar. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha diante de Nossa Senhora Aparecida e reza fervorosamente. Durante a oração as correntes milagrosamente soltam-se de seus pulsos, deixando Zacarias livre.
Nossa Senhora e Oxum
A cor preta da imagem e milagres como o do escravo Zacarias aproximaram a santa das religiões de origens africanas. Nossa senhora da Conceição Aparecida é representada por Oxum que é a orixá que reina sobre as águas doces, considerada a senhora da beleza, da fertilidade, do dinheiro e da sensibilidade. Intimamente associada à riqueza espiritual e material, à vaidade e à capacitação da mulher.
Padroeira do Brasil
Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI proclamou ,Nossa Senhora da Conceição Aparecida Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal. O Papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904 já havia coroado a imagem.
E a Lei n.º 6 802, de 30 de junho de 1980, estabeleceu oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
Fontes:
Home
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_Aparecida
http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/quem-e-oxum-o-poder-do-feminino-no-candomble/#:~:text=Sagrado%20Feminino%20%2D%20%E2%80%9COxum%E2%80%9D%20%C3%A9,da%20Concei%C3%A7%C3%A3o%2C%20santa%20cat%C3%B3lica).
